A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, tem alavancado vários segmentos, transformando mercados e provocando uma mudança conceitual e prática do seu funcionamento. Uma das áreas que mais sofreu transformações pela cloud computing foi da telefonia convencional.

Como funciona a telefonia em nuvem?

Quando falamos de telefonia em nuvem estamos falando em fazer e receber ligações por meio da internet. Esta tecnologia é também conhecida como VoIP (voz sobre IP) ou telefonia IP, ou seja, o meio utilizado para a transmissão e recebimento dos pacotes de voz é através do protocolo IP (Internet Protocol).
Neste conceito, toda a infraestrutura necessária para a utilização dos recursos básicos e avançados de telefonia é centralizada em um Data Center (Nuvem), dispensando assim, o investimento desse tipo de infraestrutura, por parte dos clientes.

Quais as principais vantagens?

A telefonia na nuvem é um serviço oferecido por empresas de tecnologia, que disponibiliza toda sua infraestrutura de telefonia pela internet. Sendo assim, as empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes, não necessitam de nenhuma estrutura local, como aparelhos de PABX, cabeamentos ou ainda contratação de mantenedores de hardware e periféricos. Destacamos como vantagens principais:

Redução de custos

A principal vantagem da telefonia em nuvem é garantir um serviço de qualidade com custo baixo, sem necessidade de investimentos altos e tarifas mais baixas que a telefonia convencional.
Mobilidade – É possível acessar o sistema de telefonia na nuvem por meio de qualquer dispositivo com internet. Isso facilita a utilização em home offices, até mesmo a mudança de localidade da empresa, uma vez que o número adquirido permanece o mesmo após a transição (portabilidade).
Integração – É possível integrar a telefonia na nuvem aos sistemas já utilizados pela empresa, como o CRM, URAs e HelpDesk. A integração vai além, possibilitando a interconexão de filiais e escritórios remotos ao redor do mundo. Bastando para isso, uma conexão de qualidade e estável, com a internet.
Flexível – Conforme os negócios crescem, a utilização da telefonia também. Nesse cenário, a inclusão de novos usuários ou ramais de atendimento, não necessita da implementação de novas estruturas na empresa.
Simplicidade de implantação – Implantar o sistema de telefonia em nuvem é muito simples e rápido. Basta ter um smartphone com conexão dedicada a internet, e instalar um aplicativo de Softphone, sem burocracia e custos adicionais. Podendo também ser utilizado em desktop (PC), ou caso deseja utilizar telefones convencionais, através de um ATA (Adaptador de Telefone Analógico), facilmente encontrado no mercado, a custos baixos.

Como implementar?

Entre em contato conosco e escolha o melhor plano para seu negócio. Se preferir acesse nosso hotsite e saiba mais.